sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

10 Filmes: Cidades

De volta à rubrica «10 Filmes», depois de uma longa ausência, hoje é dia de dedicar um post a filmes onde as cidades têm um certo protagonismo. Seja por terem quase um papel importante dentro do filme ou serem elas próprias as protagonistas, como é o caso de «A Sinfonia de Uma Capital», ou o simples facto de terem dado o título ao filme em causa. Tal como aconteceu com as outras listas desta rubrica, volto a sublinhar que esta não pretende ser uma lista com os melhores filmes sobre um determinado tema e obviamente que alguns ficaram de fora. Por isso as propostas alternativas são sempre bem-vindas na caixa dos comentários.

 Berlin: Die Sinfonie der Grosstadt (A Sinfonia de Uma Capital), de Walter Ruttmann (1927)

 Casablanca, de Michael Curtiz (1942)

Roma, città aperta (Roma, Cidade Aberta), de Roberto Rossellini (1945)

Tôkyô monogatari (Viagem a Tóquio), de Yasujirô Ozu (1953)

Les parapluies de Cherbourg (Os Chapéus de Chuva de Cherburgo), de Jacques Demy (1964)

Lisbon Story (Viagem a Lisboa), de Wim Wenders (1994)

Fear and Loathing in Las Vegas (Delírio em Las Vegas), de Terry Gilliam (1998)

Napoli, Napoli, Napoli, de Abel Ferrara (2009)

 Oslo, 31. august (Oslo, 31 de Agosto), de Joachim Trier (2011)

 Le Havre, de Aki Kaurismäki (2011)

4 comentários:

  1. Belo espaço de cinema que encontrei por estas minhas andanças :)

    É curioso que hoje planeio ver finalmente o Tokyo Story. Apesar de não se restringir a apenas uma cidade, colocava nesta lista o "Man with a Movie Camera", a grande sinfonia do Vertov. Lista bastante interessante.

    Cumprimentos,
    Rafael Santos
    Memento Mori

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vindo e obrigado. Também desconhecia o Memento Mori e foi um prazer descobrir mais um bom espaço na blogosfera cinéfila nacional.

      A ideia nestas listas é escolher alguns filmes sobre um determinado tema para permitir a descoberta ou redescoberta de determinados filmes. Infelizmente ficam sempre muitas escolhas de fora. Por vezes lembro-me de títulos apenas depois de publicar os posts. Mas é sempre bom partilhar alguns na caixa de comentários. Esse decerto que ficaria bem em qualquer lista, pena não ter uma cidade no título, mas a sugestão é excelente.

      Cumprimentos,
      PMF

      Eliminar
  2. Depois acabei por me esquecer de vir aqui comentar mas lembrei-me da pérola que é o filme "Synecdoche, New York". Não sei se já tiveste o prazer de visualizar este grandioso filme mas de qualquer forma deixo aqui a sugestão. Seria um filme que acabaria por se enquadrar bem numa lista como esta :)

    E agradeço a visita!

    Cumprimentos,
    Rafael Santos
    Memento mori

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sugestão mais do que perfeita. Por acaso estive a tentar lembrar-me de um filme com Nova Iorque no título (podia ser o Manhattan, que gosto muito, mas não era bem a mesma coisa apesar de o filme em se enquadrar totalmente na lista) e não me apareceu nenhum. Esse filme é excelente e infelizmente parece-me que passou ao lado de muita gente.

      Cumprimentos

      Eliminar