domingo, 10 de fevereiro de 2013

'A' Lista que interessa

Listas há muitas e normalmente são quase sempre controversas. A que mais prazer me deu conhecer no último ano foi uma criada pelo site «They Shoot Pictures, Don't They?» (que está com uma nova imagem e tudo) que reúne nada mais, nada menos do que 1000 filmes e tem como sugestivo título «The 1000 Greatest Films». Agregando os tops e listas de inúmeras publicações e críticos de todo o mundo, cada uma com um peso específico, esta lista é actualizada no início do ano e a versão de 2013 acaba de sair da forja. E tem pelo menos curiosidade em relação a uma outra lista que saiu recentemente, da responsabilidade da Sight and Sound (lista actualizada de 10 em 10 anos e que reúne os que são considerados pela S&S como os 250 melhores filmes de sempre. Segundo o «They Shoot Pictures, Don't They», esta é a lista que mais peso tem para o ranking dos mil filmes): no topo continua «O Mundo a Seus Pés», de Orson Welles», que tinha sido destronado por «A Mulher Que Viveu Duas Vezes» na lista da publicação britânica. No que diz respeito ao cinema português, há uma boa notícia com a chegada desta lista: de um presença («Vale Abrãao», de Manoel Oliveira) o cinema feito por terras lusas passou a contar com quatro filmes. Além do citado filme de Oliveira encontramos ainda na lista do «They Shoot Pictures, Don't They?» «Amor de Perdição», também de Oliveira, «No Quarto de Vanda» e «Juventude em Marcha», ambos de Pedro Costa.

Para não vos tirar mais tempo com conversa da treta, vale a pena dar um salto a este link onde está tudo explicado com maior detalhe. Tenho de admitir que desde que descobri esta 'listinha' que uma das minhas metas que estabeleci enquanto amante de Cinema foi a de vê-los todos. E, até ver, foram poucas as desilusões e muitas as descobertas, por isso não podia deixar de recomendar uma olhadela ao site. E, já agora, perder um bocado de tempo a contar quantos dos 1000 filmes já foram vistos e quantos faltam ver. No meu caso apenas vi 415 filmes, o que significa que ainda há muito para ver e descobrir. Quem quiser revelar as suas contas pessoais, a caixa dos comentários do blogue está aqui para isso.

2 comentários:

  1. Eu adoro listas, são elas que me guiam na maior parte das vezes. Esta é mais uma, mas uma daquelas essenciais para mim, daí que me reveja um pouco no que dizes. Posso dizer que já vi cerca de 360 filmes, menos que tu, mas ainda assim bastantes creio, sobretudo do topo da lista.

    De resto, temos é ainda muitos filmes para ver, e ainda bem.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas listas são quase um vício para mim, apesar de não as seguir religiosamente. Com excepção desta, tenho de admitir. E ao longo dos últimos meses tenho feito grandes descobertas à conta dela, verdade seja dita. Por isso esta actualização era mais do que esperada :)

      Cumprimentos

      Eliminar