sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky (2012)



A adolescência é tramada. Que o diga Charlie (Logan Lerman), o jovem introvertido protagonista de «As Vantagens de Ser Invisível». Acabado de chegar à Escola Secundária, pouco tempo depois da morte do seu melhor amigo e ainda a recuperar de um trauma relacionado com a morte da sua tia, com quem tinha uma relação especial na infância, Charlie tem algumas dificuldades em adaptar-se a este novo mundo. Ao travar conhecimento com dois colegas mais velhos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), que se encontram numa situação diferente da sua (ambos estão no último ano do Secundário), o jovem começa a descobrir o mundo para lá de tudo o que conhecia. E em simultâneo Charlie ganha novas perspectivas e horizontes que o vão ajudar a ultrapassar as dificuldades de ser como é.

Realizado por Stephen Chbosky, o autor do livro que serve de base ao filme, «As Vantagens de Ser Invisível» aborda as dores de crescimento de Charlie e como este consegue ultrapassar os seus problemas de adaptação com a ajuda de novos amigos. Podia ser apenas mais um filme sobre aquela fase complicada que todos nós temos de passar, mas o que sobressai do filme de Stephen Chbosky é que não cai nos clichés habituais de filmes semelhantes e deixa completamente de fora as personagens estereotipadas. O que o torna uma agradável surpresa para quem não estava à espera de um filme tão adulto sobre este tema. Em vez do coitadinho de serviço, que não se consegue adaptar ao mundo à sua volta, «As Vantagens de Ser Invisível» trata Charlie como uma pessoa normal, com os seus problemas.

A par disso «As Vantagens de Ser Invisível» conta com um excelente elenco de jovens actores que dá força à narrativa e está seguríssimo para levar o filme a bom porto. Não só Logan Lerman e Emma Watson, que se afastam dos papéis que os tornaram conhecidos anteriormente em filmes destinados a outro tipo de público (as sagas Percy Jackson e Harry Potter, respectivamente), mas sobretudo Ezra Miller, que depois do assustador Kevin de «Temos de Falar Sobre Kevin», de Lynne Ramsay, consegue mais uma grande interpretação, completamente diferente desse papel anterior. Mais um passo numa carreira que se prevê bastante auspiciosa.

Para os fãs de música, uma das paixões de Charlie, «As Vantagens de Ser Invisível» também irá ser uma surpresa, pois a banda sonora está carregadinha de grandes pérolas dos anos 1980, a década em que decorre a acção do filme. Não necessariamente aquelas que todos gostam de ouvir nas festas de revivalismo dos 80's, (também as há no filme, é certo. Curiosamente uma delas até acaba por ser bastante importante para o desenrolar da acção), mas as que aparentemente toda a gente se esqueceu que existiam naquela altura e não costumam passar nessas festas, apesar de serem as que merecem ser (re)descobertas. Nomes como David Bowie, The Smiths, Sonic Youth, New Order ou L7 são só alguns exemplos do que podemos encontrar como pano de fundo de «As Vantagens de Ser Invisível». E é bom descobrir um filme que trata a adolescência de forma diferente do que estávamos à espera.

Classificação: 4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário