quarta-feira, 8 de maio de 2013

Saul Bass regressa...por um dia

Já não é novidade a presença de doodles animados (versões personalizadas do logótipo do motor de busca Google para comemorar uma determinada data ou aniversário de uma personalidade) criados pela Google para dar uma outra imagem ao motor de busca da empresa. Volta a meia o homenageado vem do mundo do cinema (ainda há dias a versão indiana do motor de busca foi agraciada com o doodle de homenagem a Satyajit Ray, a propósito do 92º aniversário do realizador de origem indiana) e é o que acontece hoje, com um magnífico doodle dedicado a Saul Bass, designer gráfico que criou alguns dos mais brilhantes genéricos de filmes, nomeadamente para «Vertigo - A Mulher Que Viveu Duas Vezes» ou «Intriga Internacional», ambos de Alfred Hitchcock e presentes nesta singela homenagem onde a gigante norte-americana substituiu o habitual logótipo do motor de busca por um pequeno vídeo animado com a recriação de vários genéricos criados por Bass. A única diferença é que em lugar do título de filmes como os já citados ou «Anatomia de Um Crime», por exemplo, surge o nome da empresa. Tudo para homenagear um dos mestres dos genéricos, que faria hoje 93 anos se fosse vivo. O resultado final pode ser visto no vídeo abaixo.


2 comentários:

  1. Que grande homenagem. Até dá prazer abrir o Google sem ter realmente uma pesquisa em mente eheh

    Cumprimentos,
    Rafael Santos
    Memento mori

    ResponderEliminar