sábado, 22 de dezembro de 2012

TCN Blog Awards 2012: resultados, vencedores e agradecimentos

Há cerca de uma semana uma parte da comunidade da blogosfera cinéfila e de televisão de Portugal reuniu-se em Lisboa para mais uma cerimónia de entrega dos TCN Blog Awards, uma iniciativa do blogue Cinema Notebook e da revista Take Magazine destinada a premiar os melhores blogues de Cinema e Televisão escritos por autores portugueses. A cerimónia não passou ao lado deste cantinho que estava nomeado na categoria de Melhor Novo Blogue e apenas ainda não tinha sido feita qualquer referência ao assunto (a lista dos vencedores foi partilhada no dia seguinte via Facebook) por uma simples razão: faltavam saber os resultados finais das votações para esta categoria. E estes acabam de ser conhecidos o que causou uma agradável surpresa, não no número de votos do público (34, o mesmo número que os últimos classificados na votação do público - Caminho Largo e Viagem a Andrómeda - tiveram) que me pareceu normal tendo em conta a 'popularidade' do Shut up and watch the movies, mas pelo facto de ter sido o favorito da Academia, que lhe atribuiu nota máxima, segundo os dados agora divulgados. Esta foi para mim a grande surpresa, confesso. Desta forma, de acordo com as novas regras dos prémios, o Shut up and watch the movies acabou por ficar em segundo lugar no top final, atrás do vencedor Hoje Vi(vi) um Filme, que foi o mais votado pelo público e a quem aproveito uma vez mais para dar os parabéns.


Resta-me agora a parte dos agradecimentos: em primeiro lugar a todos os que se deram ao trabalho de votar no blogue, pois apesar de este ser um bocado mais pessoal do que o anterior (A Última Sessão), sem vocês este espaço deixaria de ter tanto sentido; em segundo a quem me incentivou a candidatar o Shut up and watch the movies aos TCN mesmo em cima da data final do envio das candidaturas, pela força e apoio que me tem dado nos últimos tempos, não só em relação ao blogue mas também noutras situações; em terceiro à Academia, pelo reconhecimento que deu ao blogue; e por fim, como não podia deixar de ser, ao Cinema Notebook e à Take Magazine por continuarem a organizar os TCN, que mesmo não contando com a participação de todos os blogues de Cinema e Televisão em Portugal (tarefa impossível, é certo), não deixam de ser uma boa forma de todos os anos conhecermos novos espaços e dar o devido reconhecimento aos que se esforçam por escrever em blogues, na maior parte das vezes sem qualquer lucro a não ser a simples partilha de opiniões sobre a nossa paixão e são uma lição para muitos profissionais nos Media tradicionais. Parabéns a todos e continuem o bom trabalho!

Vencedores de todas as categorias dos TCN Blog Awards 2012:


Melhor Crítica de Televisão:
"House - episódio Everybody Lies", por Mafalda Neto, do blogue TV Dependente

Melhor Crítica de Cinema:
"O Cavalo de Turim", por Tiago Ramos do blogue Split-Screen

Melhor Entrevista:
"Entrevista a Jonathan Rosenbaum", por Miguel Domingues, do blogue À Pala de Walsh

Melhor Site/Portal de Cinema/Televisão:
Magazine HD

Melhor Artigo de Televisão:
"RTP 2 - Sentimento de Revolta", por Rui Alves de Sousa, do blogue Companhia das Amêndoas

Melhor Artigo de Cinema:
"Ninho de Cucos (IV)", por Gustavo Santos, no blogue Dial P for Popcorn

Melhor Novo Blogue: 
Hoje vi(vi) um filme

Melhor Iniciativa: 
Ficheiros Secretos - 10 anos

Melhor Blogue Individual:
Close-Up

Melhor Blogue Colectivo:
TV Dependente

Blogger do Ano:
Nuno Reis

2 comentários:

  1. O primeiro e segundo lugares desta categoria eram os meus favoritos e fico contente por isso e por este espaço muito bom ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Eu não estava nada à espera do resultado do meu e fiquei bastante surpreendido, sobretudo com o voto da Academia. Acaba por ser mais um incentivo para para continuar a escrever e partilhar posts por aqui.

      Abraço

      Eliminar