domingo, 4 de novembro de 2012

Descubra as diferenças #3 (com spoilers)

Tempos Modernos, de Charles Chaplin (1936)


 Passarinhos e Passarões, de Pier Paolo Pasolini (1966)

(post com spoilers)
Aparentemente estes dois filmes não têm nada a ver um com o outro. Ambos são clássicos incontestáveis, realizados por cineastas com linguagens próprias no universo da Sétima Arte, mas acabam por partilhar uma cena praticamente igual. No final de «Tempos Modernos», o vagabundo Charlot caminha rumo ao horizonte com a sua amada, em busca de um melhor futuro. O mesmo objectivo é o que procuram as duas personagens principais de «Passarinhos e Passarões», que partem estrada fora no final do filme de Pasolini, depois de inúmeras aventuras passadas ao lado de um corvo intelectual de esquerda. É curioso como estes dois filmes, tão diferentes entre si como a noite do dia (apesar do forte teor político, mais presente no filme de Pasolini do que na obra de Chaplin, que acaba por uni-los), conseguem convergir num mesmo final.

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