domingo, 30 de setembro de 2012

Cirkus Columbia, de Danis Tanovic (2010)


Há pouco mais de dez anos o nome de Danis Tanovic saltou para os holofotes da fama ao arrecadar inúmeros prémios, entre os quais o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, com a sua estreia «Terra de Ninguém», um drama passado nas trincheiras da Guerra da Jugoslávia. O conflito que marcou a Europa na década de 1990 volta a estar representado no mais recente filme do bósnio, mas desta vez a guerra ainda não ganhou os contornos que iria ganhar mais tarde. O próprio filme, apesar de também ser um pouco dramático, tem uma base um pouco mais leve e com tons de comédia que quase que podiam remeter para um filme de Emir Kusturica, sem todo o exagero do universo do autor de «Underground».

Tudo se passa no período imediatamente anterior ao início do conflito, quando Divko (Miki Manojlovic) regressa à sua terra natal, rico e com esperança de iniciar uma nova vida, depois de um longo período na Alemanha para onde fugiu devido a questões políticas. Consigo vem a jovem Azra (Jelena Stupljanin), com quem pretende casar depois de conseguir obter o divórcio da sua esposa. Este regresso do filho pródigo vai desencadear um conjunto de episódios e a memória de tempos passados leva o caos à pequena localidade onde decorre a acção. Em pano de fundo começa a aumentar a tensão entre os grupos étnicos que irá levar mais tarde à Guerra da Jugoslávia.

«Cirkus Columbia» é o retrato de uma comunidade que vive tempos conturbados, contado a partir deste regresso de Divko, num registo de comédia com tons de drama. Sem nunca abusar num estilo burlesco, que se nota mais no cinema do já referido Kusturica, este é um filme que aborda questões complexas, algumas das quais ainda estão vivas na memória dos países da ex-Jugoslávia, envolvendo não só a família de Divko, mas também a própria comunidade. A forma como são tratados os assuntos burocráticos por parte do presidente da Câmara ou a entrada em cena dos militares são bons exemplos de uma certa crítica aos costumes da altura.

Ancorado em boas interpretações, nomeadamente a de Miki Manojlovic e a de Boris Ler, que interpreta o filho de Divko, Martin, «Cirkus Columbia» apenas peca por ter uma história pouco desenvolvida e que poderia ir mais fundo no desenvolvimento das personagens, o que o coloca uns furinhos abaixo de «Terra de Ninguém».

Classificação: 3/5

Sem comentários:

Enviar um comentário