sexta-feira, 5 de abril de 2013

10 Filmes: Nova Iorque

A propósito do regresso de «Taxi Driver» às salas de cinema é tempo de apresentar mais uma proposta de 10 filmes temáticos. Desta vez o tema é Nova Iorque e a lista que se segue apresenta 10 filmes que têm a cidade que nunca dorme como pano de fundo. Por razões óbvias o clássico de Martin Scorsese fica de fora, mas os restantes filmes desta pequena lista (e quantos ficaram de fora...) são todos um bom pretexto para ver ou rever bom Cinema. Como sempre, propostas alternativas são bem-vindas na caixa de comentários. E um conselho: consultar a lista ao som desta música.

Há Lodo no Cais, de Elia Kazan (1954)

Mentira Maldita, de Alexander Mackendrick (1957)

O Apartamento, de Billy Wilder (1960)

Empire, de Andy Wahrol (1964)

Manhattan, de Woody Allen (1979)

Os Selvagens da Noite, de Walter Hill (1979)

Era Uma Vez na América, de Sergio Leone (1984)

Polícia Sem Lei, de Abel Ferrara (1992)

A Última Hora, de Spike Lee (2002)

 Vergonha, de Steve McQueen (2011)

6 comentários:

  1. Eu sei que estás a colocar filmes com uma Nova Iorque "real" mas não resisto a sugerir o "escape From New York" :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi fácil criar esta lista e por acaso esse foi um dos inúmeros títulos que acabou por ficar de fora. Um tema destes dava para umas duas ou três listas e todas com bons filmes. Já agora, não foi intenção apresentar filmes passados numa Nova Iorque real. se ficou assim foi porque calhou :D pode ser que a próxima seja diferente

      Eliminar
  2. Lembrei-me logo do "Gangs of New York", "King Kong", "The Hours" (mas neste caso, apenas no que toca a uma das três protagonistas), "Eyes Wide Shut", "Synecdoche, New York" (estou sempre a bater na mesma tecla com este filme; acho que já tinha referido na tua lista anterior eheh), etc.

    Mais uma lista bastante interessante :)

    Cumprimentos,
    Rafael Santos
    Memento mori

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Também são boas propostas essas. Tirando o Gangues de Nova Iorque (mas a escolher um Scorsese acho que optava pelo «Nova Iorque Fora de Horas», que gosto bastante) não me lembrei de nenhuma das outras. E sim, o Sinédoque já merecia um post. Tenho de o rever em breve.

      Cumprimentos,
      PMF

      Eliminar
  3. Opah, adoro esta lista! Nova Iorque é a cidade mais cinemática do mundo e qualquer filme com este cenário de fundo sobe imediatamente na minha consideração. Outros: The Fisher King, 9 1/2 Weeks, Little Manhattan, Anything Else, Jacob's Ladder, Vampire's Kiss, All The Vermeers In New York, The Basketball Diaries, Nick And Norah's Infinite Playlist, e muitos mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) ainda bem que gostaste. Nova Iorque é mesmo a cidade mais cinemática do mundo. Se um dia fores lá perceberás isso ainda melhor quando te aperceberes que parece que já lá estiveste através dos filmes que a usam como cenário. Pelo menos comigo isso aconteceu. Boas propostas, algumas não conheço, tenho de dar uma vista de olhos.
      Cumprimentos

      Eliminar