sábado, 13 de outubro de 2012

13ª Festa do Cinema Francês: Galinha com Ameixas, de Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi (2011)

Quatro anos depois de ter levado ao grande ecrã a Banda Desenhada «Persepolis», a dupla Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi está de regresso e uma vez mais traz-nos um belo filme. E em todos os sentidos, pois não só «Galinha com Ameixas» é um dos filmes mais poéticos, um verdadeiro regalo para os olhos, que passou pela 13ª Festa do Cinema Francês, como um grande filme e até ver a melhor obra que passou pelos ecrãs do São Jorge na presente edição do evento. Tal como «Persepolis», também este filme é baseado numa BD de Satrapi, com cariz autobiográfico, pois relata a história de um familiar da cineasta, o violinista Nasser Ali Khan (Mathieu Amalric), que desistiu de viver depois de o seu instrumento se ter partido e não ter encontrado um violino suficientemente bom para o substituir.

Ao contrário da primeira obra da dupla, exclusivamente em animação a preto e branco, desta vez o resultado é muito mais colorido, apesar do tom melodramático da história, e mistura animação e imagem real. Em alguns casos chegamos a identificar um certo imaginário que nos remete para os filmes de Michel Gondry. Todos os elementos de «Galinha com Ameixas», que nos dão a ver os últimos dias de vida do violinista e a recordação do passado, através de inúmeros flashbacks que nos contam o seu passado e como se apaixonou pela música, e mesmo o que acontece no futuro aos seus familiares (belíssimas, cada uma à sua maneira, as sequências que mostram o que acontece aos filhos de Nasser Ali Khan), nos dão um dos mais belos filmes a chegar ao grande público este ano.

A juntar a estas maravilhosas imagens, Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi conseguiram também reunir para este segundo filme da dupla um excelente elenco, liderado por Amalric, um dos melhores actores franceses da actualidade, e bem acompanhado por Maria de Medeiros, que este ano é a Madrinha da Festa do Cinema Francês. Difícil é não nos apaixonarmos por este universo, tal como já tinha acontecido na anterior obra da dupla.

Classificação: 5/5

«Galinha com Ameixas» passa apenas hoje, dia 13 de Outubro, em antestreia na Festa do Cinema Francês às 22h, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge.

Sem comentários:

Enviar um comentário