domingo, 7 de outubro de 2012

13ª Festa do Cinema Francês: L'art d'aimer, de Emmanuel Mouret (2011)

Amor. O Amor nos seus mais diversos tamanhos e feitios. Entre jovens e mais velhos, entre gente casada e entre desconhecidos, e mesmo o amor de quem nunca encontrou o verdadeiro Amor, seja lá o que isso for. É esse o tema de «L'art d'aimer», um filme mosaico realizado por Emmanuel Mouret, que acumula ainda o papel de argumentista e tem um pequeno papel num dos segmentos. Se a premissa é boa, mostrar as diferentes formas de amor a partir de uma determinada música que toda a gente ouve quando se apaixona (pelo menos é o que diz o narrador para justificar todas estas histórias), o resultado final é um pouco confuso e pouco atractivo para quem vier à procura de uma comédia.

Na maior parte os episódios são bastante desequilibrados e pouco credíveis. Nunca chegamos a perceber se o objectivo de «L'art d'aimer» é brincar um pouco com os clichés das relações na vida real ou ser levado mais a sério, por muito que os actores se esforcem por mostrar estas diferentes facetas do Amor. Um tiro ao lado, que acaba por ser um dos filmes mais fracos desta edição da Festa do Cinema Francês.

Classificação: 2/5

«L'art d'aimer» vai passar hoje, dia 7 de Outubro, às 22 horas no Cinema São Jorge, em Lisboa, e repete no dia 12 de Outubro em Almada, no Fórum Romeu Correia, às 21h00, no dia 16 em Faro, no Teatro Municipal de Faro, às 21h30, no dia 26 no Rivoli Teatro Municipal, no Porto, às 21h30 e no dia 31 em Coimbra, no Teatro Académico de Gil Vicente, às 21h30.

Sem comentários:

Enviar um comentário