quinta-feira, 4 de outubro de 2012

13ª Festa do Cinema Francês: Paulette, de Jérôme Enrico (2012)

Arranca hoje mais uma edição da Festa do Cinema Francês. Para abrir as hostilidades foi escolhida uma agradável comédia, em antestreia mundial, que certamente ficará na memória dos espectadores. Quanto mais não seja pela sua premissa: uma senhora idosa, com um certo feitio temperamental, que vive nos subúrbios de Paris e resolve começar a traficar haxixe para saldar as suas dívidas. Mal sabia Paulette (Bernadette Lafont) no que se iria meter, alterando não só o seu dia-a-dia e o das suas amigas, mas também o próprio tráfico no bairro.

«Paulette» não será certamente uma das melhores comédias dos últimos tempos, mas é um dos bons exemplos da comédia recente vinda de terras gaulesas. Pegando em personagens peculiares, não só Paulette, mas todo o elenco secundário que a acompanha nas suas desventuras, desde o grupo de amigas ao vizinho apaixonado, passando pelos gangues de rua, o filme dá um tom leve a temas mais pesados, neste caso a vida de alguém que já teve melhores dias num ambiente hostil. E com algum esforço, não necessariamente através dos melhores meios, consegue dar a volta por cima.

A personagem interpretada por Bernadette Lafont é simplesmente deliciosa e uma daquelas por quem facilmente nos apaixonamos, tal é a velocidade com que lança tiradas politicamente incorrectas. E elas não faltam durante todo o filme. Pena que o elenco secundário, apesar da presença de bons actores, não tenha espaço suficiente para ter mais destaque, e acaba por apenas estar lá para cumprir os mínimos e dar as respostas que já estamos à espera que sejam dadas em determinada situação. «Paulette» não deixa contudo de ser uma aposta ganha para esta abertura da 13ª Festa do Cinema Francês.

Classificação: 3/5

«Paulette» passa hoje na sessão de abertura da Festa do Cinema Francês às 21h, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge.

Sem comentários:

Enviar um comentário