domingo, 14 de outubro de 2012

13ª Festa do Cinema Francês: «A L’Abri de la Tempête», de Camille Brottes-Beaulieu (2010)


 A presente edição da Festa do Cinema Francês tem sido farta em primeiras obras. Uma delas é «A L’Abri de la Tempête», realizada por Camille Brottes-Beaulieu e inserida na secção dedicada a Maria de Medeiros, a madrinha do evento, filme escolhido também para encerrar este mini ciclo onde foram apresentadas várias obras seleccionadas pela própria actriz e realizadora portuguesa. 

Em «A L’Abri de la Tempête» acompanhamos as desventuras de Valentine (Judith Magre e Maria de Medeiros) e Léo (Jean-Claude Leguay e Vincent Deniard) um casal de vagabundos: ela é uma antiga estrela de Cinema, que trabalhou com os grandes nomes da Nouvelle Vague e começa a perder a visão, ele um homem mais novo, perdido com os seus problemas mentais. Cada um à sua maneira, ambos tentam tomar conta um do outro, formando um par no mínimo bastante peculiar que percorre as ruas de uma cidade à beira-mar, nunca identificada.

A estreia de Camille Brottes-Beaulieu é um daqueles filmes em tons oníricos onde duas pessoas à margem da sociedade vão sobrevivendo às agruras do dia-a-dia, através das suas deambulações e pensamentos, alguns dos quais são expressos em estranhos diálogos que apenas eles conseguem entender, na medida em que vivem num mundo que é só deles. Só que o resultado é demasiado vago: as personagens andam à deriva, não se entende bem a relação que existe entre elas ou como se conheceram, nem como chegaram ali.

Nota-se algum esforço da parte dos actores em dar vida a estas personagens, mas nunca nos conseguem convencer em pleno que sabem onde estão, tal é a confusão da história, que se perde ainda mais a dada altura, com um flash forward que acaba por levar ao desenlace.

Classificação: 2/5

«A L’Abri de la Tempête» vai passar hoje, dia 14 de Outubro, às 17h00 horas, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e de novo no dia 5 de Novembro, às 21h45, no Cinema São Mamede, em Guimarães.

Sem comentários:

Enviar um comentário