terça-feira, 30 de outubro de 2012

Assim se trata o Cinema em Portugal

Duas péssimas notícias surgiram hoje sobre dois dos principais meios de divulgação do Cinema em Portugal. A Norte, o director do Fantasporto, Mário Dorminsky, lançou um apelo, via Facebook, a todos os fãs de um dos principais e mais antigos festivais de cinema em Portugal para ajudarem o Fantas a garantir a sua sustentabilidade do evento. Mais a Sul, a Cinemateca Portuguesa apresentou hoje o seu programa mensal, relativo ao mês de Novembro, com uma diferença: desta vez o programa apenas estará disponível para consulta em versão digital, no site da Cinemateca, em vez da habitual versão em papel. Sobre esta decisão a Cinemateca colocou a seguinte nota na capa do programa: «Em cumprimento do Despacho do Senhor Ministro de Estado e das Finanças, de 12 de setembro, vimo-nos obrigados a suspender a impressão do Jornal Cinemateca deste mês.»

Duas notícias que vêm assombrar, ainda mais, o mundo da Cultura em Portugal. Neste caso concreto o Cinema, a paixão que une o autor deste espaço e muitos dos que por aqui passam enquanto leitores. Entretanto parece que toda a gente está preocupada com a nova trilogia da «Guerra da Estrelas», anunciada hoje depois de se saber que George Lucas resolveu vender a LucasFilm à Disney por uns trocos (3 mil milhões de euros, coisa pouca). Que a força esteja com o Fantasporto e com a Cinemateca Portuguesa, é tudo o que deste lado se deseja a estas duas grandes instituições que se dedicam a mostrar Cinema em Portugal e que merecem todo o nosso apoio enquanto cinéfilos que ainda sonhamos com espaços onde seja possível continuar ver filmes em sala, seja em que condições for ou em que lugar for.

4 comentários:

  1. É com tristeza que, cada vez mais, vamos assistindo a este tipo de notícias. Resta esperar que tudo "vá ao sítio" e que as boas notícias também comecem a surgir. Nós cá estamos para apoiar o cinema.

    Cumprimentos cinéfilos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acreditar em boas notícias neste país começa a ser quase utópico. Mas por estes dias não nos resta muito mais e estas duas notícias são sintomas de como as coisas estão. A ver vamos o que o futuro nos reserva.

      Cumprimentos cinéfilos.

      Eliminar
  2. Em relação à da Cinemateca, é expectável. Há que fazer cortes, é chato, mas ao menos hoje em dia temos o formato digital. Continuamos a ter a informação na mesma, que é o mais importante. Foi pior as legendas.

    Claro que isto está a escalar, hoje é o programa, amanhã pode ser algo bem pior. Mas no que toca a esta notícia está pior o fantas aparentemente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, compreende-se a questão dos cortes. Mas não nos podemos esquecer que mesmo assim nem toda a gente tem acesso ao formato digital. A ver vamos se não vai acontecer como no ano passado e depois das legendas e do programa não cortam o número de sessões diárias :( e sim, aparentemente o Fantas está pior, mas com o que tenho vindo a assistir nos últimos tempos já não digo nada.
      Abraço

      Eliminar