quinta-feira, 25 de outubro de 2012

10 filmes: Infância

O objectivo desta rubrica é apresentar 10 filmes temáticos. Não são necessariamente obras-primas, nem estes posts pretendem ser tops definitivos. A ordem é a cronológica, precisamente para não dar mais ou menos destaque a um determinado filme. São simplesmente os dez primeiros filmes que me vieram à cabeça sobre um determinado tema e quase todos bastante recomendáveis. A proposta de hoje são filmes protagonizados por crianças. Convido-vos também, se quiserem, a partilhar na caixa de comentários outras propostas. Estas são as minhas:


O Garoto de Charlot, de Charlie Chaplin (1921)

Eu Nasci, Mas..., de Yasujiro Ozu (1932)

Zero em Comportamento, de Jean Vigo (1933)

 Aniki Bóbó, de Manoel de Oliveira (1942)

 Os Quatrocentos Golpes, de François Truffaut (1959)

E.T. - O Extra-Terrestre, de Steven Spielberg (1982)

Os Goonies, de Richard Donner (1985)

Onde é a Casa do Amigo?, de Abbas Kiarostami (1987)

 Mel, de Semi Kaplanoglu (2010)

 Nana, de Valérie Massadian (2011)

2 comentários:

  1. Belo top, de todos destaco o filme do Chaplin, o do Oliveira e o do Kiarostami, autênticas pérolas. Ainda não vi esse do Ozu.

    Algumas escolhas, assim de repente: La vita è bella, The White Ribbon, Le gamin au vélo, Children of Heaven (belíssimo), Los olvidados, Jeux interdits, Germania anno zero, Ivanovo detstvo (grandioso), Nuovo Cinema Paradiso, The Sixth Sense, A.I. Artificial Intelligence, Empire of the Sun, To Kill a Mockingbird, Grave of the Fireflies e praticamente todos do Miyazaki, entre tantos mais e tão bons.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O filme do Ozu é fabuloso (http://www.youtube.com/watch?v=IDy4RsxDuy4 se quiseres dar uma espreitadela, está completo aqui).
      Esta é mais uma das listas que podia ter várias versões. Obrigado pelas tuas sugestões, alguns não conhecia, mas irei descobrir. Por acaso estive para colocar o Império do Sol, mas como já tinha um do Spielberg, não quis repetir filmes do mesmo realizador.

      Abraço,

      Eliminar