quarta-feira, 10 de outubro de 2012

13ª Festa do Cinema Francês: Elas, de Malgorzata Szumowska (2011)

«Elas», de Malgorzata Szumowska, é uma das propostas de hoje da 13ª Festa do Cinema Francês. Protagonizado por Juliette Binoche, o filme conta-nos a história de uma jornalista, Anne, que está a escrever um artigo sobre estudantes de Paris que se prostituem para ganhar dinheiro e ter uma vida que de outra forma não conseguiriam ter. A escrita do artigo e a convivência com as duas jovens entrevistadas, Charlotte (Anaïs Demoustier) e Alicja (Joanna Kulig), acaba por ter alguma influência no dia-a-dia de Anne e na forma como esta lida com um casamento que atravessa uma fase conturbada.

Com carreira cimentada sobretudo na área do documentário, esta é a quarta incursão da cineasta polaca no mundo da ficção. E este passado no universo do documentário nota-se talvez demasiado em «Elas», o que acaba por ser uma das maiores falhas no filme, na medida em que nunca consegue cativar o espectador, seja através da história de Anne, seja pelas histórias das duas jovens. O resultado é algo demasiado vago e confuso, que não chega a aprofundar nenhuma das partes. Pouco sabemos da jornalista, aparentemente a personagem principal do filme, mas que nos parece demasiado perdida, apesar de no início parecer alguém seguro. Binoche bem tenta levar avante a sua interpretação, mas pouco consegue fazer para alcançar uma interpretação ao nível do que nos tem habituado. O mesmo sucede com a parte dedicada às jovens, pois pouco ficamos a saber em relação a estas personagens, como por exemplo, quais foram os motivos que as levaram a enveredar pela prostituição.

Classificação: 2/5

«Elas» vai passar hoje, dia 10 de Outubro, às 22 horas no Cinema São Jorge, em Lisboa, e de novo no dia 17 de Outubro, às 21h30, no Teatro Municipal de Faro, e no dia 31 de Outubro, às 21 horas, no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra.

2 comentários:

  1. Hummm... não é uma critica muito favorável mas mesmo assim este é um filme que pretendo muito ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi dos mais fraquinhos que vi este ano na Festa do Cinema Francês. Aliás, penso que a edição deste ano está um bocado fraca em termos de filmes seleccionados. Mas já falei com outras pessoas que gostaram deste filme. É uma questão de ver e depois falamos :)

      Cumprimentos

      Eliminar