sábado, 13 de outubro de 2012

13ª Festa do Cinema Francês: Un heureux événement, de Rémi Bezançon (2011)

Que efeito pode trazer na vida de um casal a chegada de um filho? É esta a questão abordada em «Un heureux événement», uma comédia romântica realizada por Rémi Bezançon, nome que já passou este ano pela Festa do Cinema Francês na qualidade de um dos realizadores da animação «Zarafa» (os mais atentos notarão a presença deste filme, curiosamente estreado posteriormente, em algumas das cenas, como se de um pequeno cameo fosse). E se a história da primeira girafa a pisar solo gaulês é bastante recomendável (conferir aqui), também esta longa-metragem, com actores de carne e osso, merece destaque, apesar de direccionada para um público mais velho. Em «Un heureux événement» partilhamos com o casal Barbara (Louise Bourgoin) e Nicolas (Pio Marmaï) todas as alegrias e tristezas de uma história de amor que sofre uma reviravolta quando decidem ter um filho.

Toda a primeira parte do filme é contada através de um olhar mais leve e cómico (a sequência de como o casal se conhece está bastante bem conseguida e de certo irá agradar a alguns cinéfilos) que nos mostra as peripécias e dificuldades da relação até ao momento do nascimento da criança. A partir daqui o novo elemento da família vem causar um pequeno abalo na relação, o verniz estala e os problemas começam a surgir, trazendo o drama e um tom mais pesado ao filme. Mas, mesmo com esta mudança brusca de género, «Un heureux événement» consegue ser um filme equilibrado que aguenta bem, em grande parte devido à enorme química que parece existir entre a dupla protagonista. Os secundários também não desiludem, nomeadamente a personagem da mãe de Barbara, interpretada por Josiane Balasko, que acaba por ter o seu espaço próprio sem roubar o filme a quem de direito.

Uma boa surpresa, que está a anos-luz de comédias recentes que abordam o mesmo tema da gravidez. Assim de repente lembro-me do inenarrável «O Que Se Espera Enquanto Se Está à Espera», de Kirk Jones, que passou há alguns meses pelas salas e não deixou saudades.

Classificação: 4/5

«Un heureux événement» vai passar hoje, dia 13 de Outubro, às 19h30 horas, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e de novo no dia 20, às 19h30 no Teatro Municipal de Faro no dia 26 de Outubro, às 18h00 horas, no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra.

2 comentários:

  1. Foi realmente uma excelente surpresa este Un Heureux Événement. E que bem que está Louise Bourgoin.

    Cumprimentos cinéfilos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi, um dos melhores que passou pela Festa este ano. Confesso que não estava mesmo à espera que fosse tão bom.

      Cumprimentos

      Eliminar